sábado, 2 de agosto de 2008

Major Fatal e a GHQ

Miguel, eu (e a camiseta) e Wendell
Essa belíssima página de HQ foi feita pelo Márcio Coelho (atual presidente do GRUPEHQ), em homenagem à GHQ, e terminou estampando a camiseta que sorteei entre os clientes, numa promoção do nosso segundo aniversário.

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Núcleos de O Duque

Como a série O Duque tem muitos personagens e tramas paralelas, Wendell chamou alguns conhecidos para desenvolver mais histórias, criando núcleos para cada personagem. Eu fiquei encarregada de criar as aventuras da mercenária Unna Chentari (posto aqui uma pin-up da personagem, feita por Wendell), Melina ficou encarregada de desenvolver a personagem Yamilé, Dênis já estava desenhando uma aventura (só não sei de que núcleo) e Fernanda, Miguel, Joseniz e Wanderline também devem participar da empreitada.

O Duque

A série O Duque, criação de Wendell Cavalcanti e Fernando Aureliano, já teve sua primeira parte mostrada no quinto número da revista Brado Retumbante, mas está sendo refeita e ampliada. O universo criado para O Duque (fortemente baseado na série Duna, de Frank Herbert) terminou ganhando maiores proporções e Fernando está reescrevendo boa parte da trama, juntamente com Wendell, que não se contentou em apenas desenhar e arte-finalizar. Essa ilustração que posto foi feita por Wendell e colorizada por Victor Negreiro.

O ataque do golfinho

Essa eu precisava postar aqui. Sabe aquelas histórias quase inverossímeis que acontecem na vida? Pois essa aconteceu com Melina (também conhecida por Princesa de Neon). Ela e suas amigas estavam tranqüilamente aproveitando todas as benesses que o mar pode oferecer quando, do nada, apareceu "um golfinho assassino" (nas palavras de Melina), perseguindo-as ferozmente, querendo morder, bater, jogar água... Sim, e havia um turista estrangeiro vendo a cena e gritando: "peixe! peixe!". E Melina, ainda que fugindo desesperadamente, pensava: "não é peixe, é um mamífero". Eu não aguentei quando ela me contou, ri a valer, e Wendell terminou fazendo uma HQ rápida (estilo story board), só para registrar o fato.

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Tirinha do Maxwell

Em 2005, o Maxwell apareceu na GHQ. Timidamente me mostrou alguns desenhos e eu pedi uma cópia porque achei muito massa, principalmente as tirinhas. Bom, nunca mais vi o Maxwell, então posto aqui a tirinha que ele me deixou.

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Nem o Batman salva Brasília

Essa charge do sempre ótimo Ivan Cabral não poderia vir em melhor hora.

Mais caricaturas

O pessoal adorava tirar onda com a minha cara (no bom sentido, é claro). A caricatura de baixo foi feita por Miguel Rude, quando me ouviu falar ao telefone com Wallace sobre o número dois da minissérie Shazam. Como veio menos exemplares do que eu havia encomendado, disse a Wallace que venderia o meu a ele, mas depois ele me emprestaria para ler (e Wallace terminou me dando de presente o dito exemplar quando o mesmo chegou às bancas). A outra caricatura foi feita por Dickson Tavares, quando a gente estava conversando sobre as aulas de filosofia, que estão de volta aos currículos escolares. Eu estava explicando que quando estudava no Salesiano, na década de 1990, adorava as aulas do querido Padre Prata (hoje já falecido). Mas, na verdade, eu era a exceção.

Caricaturas

Remexendo nos papéis da mudança, eis que encontrei aqui umas caricaturas que Tati e Wanderline fizeram de minha nobre pessoa, ainda no início da GHQ, em 2005.

Amigos, amantes, amores

Amigos, amantes, amores é o trabalho mais recente de Wanderline Freitas. É uma graphic novel que conta a história de Joy Bento e sua relação com a amiga (por quem ele se apaixona), Belle Velmont, e com seus amigos e novos amores. Como bônus, Wanderline enxertou a HQ Cotidiano. Recebi uma cópia de presente (de forma artesanal), por ter sido a revisora. Wanderline aceita propostas de quem quiser ajudá-lo a publicar a HQ.

HQs históricas

A Guerra de Canudos
A carta
Como historiadora que sou, não poderia deixar passar despercebido esses dois projetos: A Guerra de Canudos e A Carta. A Guerra de Canudos foi roteirizada por André Diniz e desenhada e pintada por José Aguiar, e deve ser publicada ainda esse ano, pela Escala Educacional. Já A Carta é um projeto que foi aprovado pela Lei Rouanet e espera angariar recursos para ser impressa. A Carta tem roteiro de Carlos Felipe Figueiras e conta com os belos traços e cores de Rodrigo Martins "Soldado".

terça-feira, 29 de julho de 2008

Foto HQ

Essa página foi feita no final de 2007, quandoं Jordão chegou na loja, todo contente, para me mostrar a sua mais nova aquisição: um Mac portátil. Uma das novidades que o "brinquedo" trazia era um programa que criava o layout de páginas de HQs (com vários tipos de requadros e balões, além de diagramações diversas). Como Wanderline apareceu, resolvemos fazer uma página só de tiração de onda.

Fracassos Falsos

Fracassos Falsos foi um conto que escrevi num tarde modorenta, quando a GHQ ainda estava no Shopping Natal Sul, em 2006. Dei o conto primeiro para Tati Viana e depois para Wanderline, pois achei interessante ter duas quadrinizações diferentes sobre o meu escrito ficcional. Wanderline desenhou e pintou à mão primeiro (ainda hoje espero a versão de Tati) e é essa a versão que posto aqui. Essa experiência foi deveras importante porque me fez ter a idéia do concurso "Desenhe a Prosa e a Poesia Potiguar Contemporânea", o qual teve duas edições ao longo do ano de 2007, e foi patrocinado pela Conrad Editora (de São Paulo). Aproveitei e refiz o projeto, o qual foi aprovado pela Lei Djalma Maranhão (Lei Municipal de Cultura de Natal), mas até agora ainda não obtive patrocínio para publicar os trabalhos vencedores, em uma revista impressa, a ser distribuída gratuitamente.

Projeto Sete (2)

No início de 2008, Miguel me pediu um conto para a Sete, e terminei lhe presenteando com "7 contos de 7": A day in the life, O Vazio, Era uma vez na Rodoviária, Lembranças, Little Morfeus, A Roda do Dharma e Peixes de Briga. Esses contos foram distribuídos entre vários desenhistas e eu estou ansiosa para ver algum já quadrinizado. Vamos esperar até o fim do ano...

Projeto Sete (1)

O Projeto Sete foi criado em 2007, por Miguel Rude e Joseniz Guimarães. Miguel planejava criar uma anti-heroína, que fosse uma garota normal (fugindo dos clichês das "meninas gostosas e saradas" que assolam as HQs), mas com um super-poder, que na verdade será a sua maldição: a imortalidade. Em conversas no balcão da GHQ, Miguel e Joseniz pediram para Tati Viana e Wanderline desenharem a personagem, e então surgiu a idéia de se fazer uma HQ com sete páginas, cada página teria uma cor do arco-íris, com sete artistas participando do projeto, que seria oficialmente lançado no dia 07/07/07. Com muito esforço (principalmente de Tati, que salvou a Sete no momento mais delicado de postar a HQ na web), a idéia vingou. Para ler a história completa, basta clicar aqui: http://7so7.v10.com.br