quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Little FIQ Souvenirs: Novos Talentos FNAC

Até que enfim foram publicados os autores dos trabalhos vencedores do concurso Novos Talentos FNAC.
Foi uma edição flip-flop, distribuída gratuitamente lá no FIQ. As HQs são Retrato, do Victor Gáspari, e Atemporal, do Luendey Maciel.

Little FIQ Souvenirs: autógrafos

Autógrafo do Mestre Renato Canini
Autógrafo do Joe Prado
Autógrafo do Ivan Reis (não ficou tão legal o scan)

Little FIQ souvenirs: depoimento do Marko Ajdaric

Little FIQ souvenirs: pequeno video do Kleist desenhando o Johnny Cash

Little FIQ souvenirs: Canini e Delfin

Quem não leu alguma revista Recreio na vida?
E esses personagens maravilhosos, quem conhece?: Kactus Kid...
...Tibica, Dr. Fraud, Zé Candango.
Ilustrações diversas...
Caricaturas...
Tudo isso foi a homenagem ao Mestre Renato Canini, na exposição Mundo Canini. Foi uma surpresa mais do que boa entrar no FIQ e de cara encontrar o Canini.
Quem também estava lá era o Delfin, da Mojo Books, mas mais conhecido como um dos colaboradores do Universo HQ.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Little FIQ souvenirs: Mauricio de Sousa

No dia em que cheguei a BH, Mauricio de Sousa iria autografar para os fãs, mas só havia 100 fichas. Resultado, não consegui a minha e fiquei triste. Tanto que terminei deixando a biografia do MS em quadrinhos no hotel.
A fila estava enorme e junto ao Mauricio quem estava autografando também era o meu amigo João Marcos (ele, o pai do Mendelévio e da Telúria, que não são tão conhecidos fora de BH, mas acredito que com o novo livro, isso irá mudar).
Eu estava desanimada, contentando-me só em tirar fotos quando, de repente, quem me aparece? Ele, o Sidney Gusman (esse também dispensa apresentação, não é pessoal?). Sempre gentil, o Sidney me falou que conseguiria um autógrafo depois, com mais calma. Então, fui correndo no estande da Leitura Savassi e comprei a quadrinização de Batman Eternamente, estrelada pelo Cebolinha. Entreguei-a ao Sidney e no outro dia ele me devolveu com o tão desejado autógrafo. OBS: no final de outubro o Mauricio e o Sidney estarão em Portugal para o festival de Amadora (Nuno, esse você não vai perder, hein?)

Little FIQ souvenirs: Kleist

Há momentos na vida nos quais a gente não pode perder a oportunidade e precisa deixar a cara-de-pau falar mais alto.
Eu encontrei o quadrinista alemão Reinhard Kleist de bobeira, preparando-se para tomar um cafezinho, e pedi para ele desenhar o perfil do Johnny Cash pra mim, tal qual o meu amigo de FIQ, Igor "Bone", havia pedido.
Registrei o momento da criação e do desenho pronto...
...e devidamente autografado.
Esse postal com a arte do Kleist para a biografia do Johnny Cash foi distribuído entre àqueles que assistiram à palestra sobre quadrinhos alemães, no FIQ.
Eu, que não sou boba, pedi autógrafo no verso. Pra quem ainda não sabe, o Kleist foi o autor da biografia em quadrinhos do Johnny Cash, chamada: Johnny Cash - I see a darkness, que será lançada ainda esse ano no Brasil pela editora 8Inverso.

Little FIQ souvenirs: Benjamin

Esse rapaz ao meu lado é o Benjamin, um quadrinista chinês que é fera na arte digital (mas ele desenha no papel também, viu, pessoal). Ele adotou esse nome artístico ocidental por causa do papel do Dustin Hoffman em A primeira noite de um homem. Esse postal com o trabalho do Benjamin quem me deu foi o simpático Marko Ajdaric, do Neorama dos Quadrinhos.
Uma pequena mostra do trabalho do Benjamin estava exposta do 6° FIQ.